Notícias
Início » Notícias » SBOC lança livro “A História da Mulher na Medicina”, que resgata pioneiras e celebra liderança feminina na ciência

SBOC lança livro “A História da Mulher na Medicina”, que resgata pioneiras e celebra liderança feminina na ciência

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) lançou, nesta quarta-feira, 4 de novembro, o livro “A História da Mulher na Medicina”, um registro inédito sobre a trajetória de mulheres que transformaram a medicina em todo o mundo, de curandeiras e parteiras na antiguidade a cientistas laureadas e líderes de instituições contemporâneas. A cerimônia foi realizada na sede da Academia Nacional de Medicina, no Rio de Janeiro (RJ).

A obra reúne textos de médicas e pesquisadoras brasileiras e perfis de figuras históricas que desafiaram as barreiras de gênero em um campo tradicionalmente masculino. “Este é um livro que nasce do desejo de resgatar, reconhecer e celebrar a trajetória das mulheres da medicina, enquanto vivemos um momento histórico na SBOC, com três mulheres na presidência consecutivamente, além de uma diretora executiva”, introduziu a Presidente da SBOC, Dra. Angélica Nogueira.

No seu entendimento, reconhecer a carreira dessas mulheres é fundamental para inspirar novas gerações e consolidar a liderança feminina como força estruturante da medicina contemporânea. “Essas pesquisas são um retrato coletivo de coragem e inovação. Cada texto deste livro é um testemunho de resistência”, completou Dra. Angélica.

Ex-Presidente da SBOC (Gestão 2019-21), Dra. Clarissa Mathias também participou da cerimônia. A sua contribuição foi reconhecida durante a cerimônia, por ter sido a segunda mulher a ocupar a presidência da Sociedade em quatro décadas de existência, à época. “Criamos o Comitê de Lideranças Femininas naquela gestão, implementando políticas para promover igualdade de gênero que criaram estruturas de apoio para ações contínuas, que agora chegam ao lançamento desse livro”, declarou a oncologista.

A História da Mulher na Medicina

O livro é dividido em nove capítulos. Os primeiros percorrem a história da presença feminina na medicina mundial, latino-americana e brasileira, apresentando desde Peseshet, considerada a primeira médica conhecida do Egito Antigo (2700 a.C.), e Metrodora, autora bizantina de um tratado sobre doenças femininas, até as brasileiras que abriram caminho nas universidades e hospitais no século XX, como Nise da Silveira.

Como explicou a Presidente Eleita da SBOC, Dra. Clarissa Baldotto, durante o lançamento, na obra é aprofundada a discussão sobre os obstáculos enfrentados pelas mulheres na conquista e permanência em espaços de liderança na medicina.

São abordados temas como o assédio moral e sexual, que evidenciam a naturalização da violência simbólica e a cultura do silêncio; o “teto de vidro”, que simboliza as barreiras invisíveis que ainda limitam o avanço das mulheres em cargos de decisão; e a síndrome da impostora, sentimento recorrente entre profissionais que, apesar dos méritos, questionam a própria capacidade.

O livro também examina as disparidades salariais e de representatividade, revelando como a desigualdade de remuneração e a subrepresentação feminina em cargos de comando perpetuam o desequilíbrio estrutural na medicina.

“Impossível achar que vamos inovar, se não conhecemos a história. Com essa estrutura, trazemos ideias do passado para que possamos evoluir no futuro. Esses capítulos nos ajudam a refletir e ter esperança, além de pensar no futuro da medicina sob a perspectiva feminina. Que o livro inspire homens e mulheres para tornar a profissão mais plural e justa”, declarou Dra. Baldotto.

Os capítulos finais ampliam o debate, apontando para os desafios contemporâneos da liderança feminina e a importância da equidade de gênero como princípio estruturante da prática médica. Entre as homenageadas – como citou a Presidente de Honra da SBOC, Dra. Anelisa Coutinho – estão Marie Curie, Rosalind Franklin, Virginia Apgar, Elisabeth Kübler-Ross, Cicely Saunders, Jane Cooke Wright e Gerty Cori, algumas das mulheres que revolucionaram áreas como a oncologia, genética, psiquiatria e cuidados paliativos.

“Essas foram médicas pioneiras, arquitetas de um novo tempo, em um cenário que o saber lhes era negado e o exercício da profissão lhes era vedado. Elas tiveram coragem para aprender, ensinar, cuidar e liderar caminhos em um território hostil”, declarou Dra. Anelisa. “Elas fundaram escolas, serviços e introduziram novas práticas, afirmando que a medicina é um espaço de humanismo e equidade”, adicionou.

Diretora executiva da SBOC, Dra. Marisa Madi, completou a mesa relembrando que em 30 anos de atuação de administração de saúde, nunca tinha tido a oportunidade de observar uma entidade com tantas líderes mulheres. “O meu sonho é que a gente consiga ter um mundo corporativo que isso seja normal”, disse.

Leia mais notícias

Assembleia Geral Ordinária da SBOC

Após as atividades científicas do Congresso SBOC 2025, os associados da SBOC presentes no evento participaram da Assembleia Geral Ordinária da entidade. No encontro, foram apresentados os resultados parciais da…
Leia mais

Cobertura completa do Congresso SBOC 2025

Com recorde de inscritos, totalizando mais de 4.200 de 23 países diferentes; 481 palestrantes nacionais e 28 internacionais; e 515 trabalhos científicos; o XXVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica –…
Leia mais

Lançamentos de livros no estande SBOC

O estande da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica foi palco, nesta quinta-feira, 6 de novembro, de dois importantes lançamentos editoriais: o “Guia de Terapia Hormonal e Anticoncepção nas Mulheres Com…
Leia mais

Festa de Confraternização SBOC 2025!

Vem aí mais uma Festa de Confraternização da SBOC! Pela primeira vez, os associados foram convidados a indicarem seus estilos musicais favoritos e o resultado foi a criação de uma lista eclética…
Leia mais

COMUNICADO OFICIAL

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) vêm trabalhando com afinco na organização da V Semana Brasileira da Oncologia, assim como dos seus respectivos…
Leia mais

COMUNICADO OFICIAL

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) vêm trabalhando com afinco na organização da V Semana Brasileira da Oncologia, assim como dos seus respectivos…
Leia mais
Assine nossa newsletter

Endereço
Avenida Paulista, 2073, Edifício Horsa II – Conjunto Nacional Conj. 1003, São Paulo/SP, 01311-300

Telefone
+55 (11) 3192-9284

2026 © Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)