Notícias
Início » Notícias » Com participações da SBOC, São Paulo recebe 12º Congresso Todos Juntos contra o Câncer

Com participações da SBOC, São Paulo recebe 12º Congresso Todos Juntos contra o Câncer

Com participações da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), começou nesta terça-feira, 16 de setembro, em São Paulo, o 12º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC). O evento, organizado pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, reúne algumas das principais vozes da oncologia nacional, entre gestores, profissionais de saúde e pacientes.

A Presidente da SBOC, Dra. Angélica Nogueira, esteve presente no evento e descreveu a realidade da oncologia brasileira como paradoxal. “Nunca houve tantas opções terapêuticas em oncologia, mas o acesso a elas permanece um desafio crítico”, pontuou.

“A SBOC considera inadmissível o cenário de limitações terapêuticas no SUS, e inadiável a efetivação do plano técnico para viabilizar a incorporação. Nesta linha, foi criado o Comitê de assessoramento da SBOC ao Ministério da Saúde”, disse. “No setor privado, os desafios de acesso também são crescentes e o tema é transversal: começa na autonomia profissional, passa pela sustentabilidade do setor e culmina no direito inalienável do paciente a viver mais e melhor”, completou.

“Que este congresso seja mais um marco no avanço desse debate, unindo ciência, política pública e sociedade civil em torno de um compromisso comum: tornar o cuidado oncológico no Brasil não apenas tecnicamente excelente, mas também justo, acessível e humano”, concluiu a Presidente da SBOC.

Algumas das principais ações da Sociedade de apoio à implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer foram destacadas pelo Diretor da SBOC Dr. William William, durante a mesa de abertura do evento. Entre elas, ele também destacou o estabelecimento recente do canal de comunicação mais direto com o Ministério da Saúde.

Nestas reuniões, que geralmente acontecem todas as semanas, a Sociedade atua como assessora e conselheira do Ministério da Saúde em temas cruciais para o paciente oncológico, incluindo a importância do cuidado integral e multidisciplinar no sistema público.

Uma das ações mais consolidadas da SBOC está na parte assistencial e na reflexão sobre como promover mais acesso dos pacientes com câncer aos tratamentos que estão disponíveis no país, mas não ao alcance de grande parte dos indivíduos. Durante o evento, Dr. William mencionou documento público, produzido recentemente pela SBOC, elencando uma série de tópicos a serem considerados pelos gestores na hora de planejar os cuidados oncológicos no Brasil.

“As propostas incluem a utilização do Índice de Priorização da SBOC para elencar tecnologias que devem ter maior prioridade, a exploração de modelos sustentáveis de distribuição de tecnologias, como compras centralizadas e substituições de medicamentos dentro da mesma classe, e o fomento de parcerias público-privadas para a produção nacional de medicamentos”, resumiu.

O oncologista clínico também lembrou da importância da atuação da SBOC em prol da disseminação de conteúdo científico de qualidade. “Neste ano, a nossa Sociedade está lançando uma plataforma educacional que deixaremos à disposição do Ministério. Além disso, nessa interação com o governo existe atenção especial da SBOC em relação ao fomento da pesquisa clínica em Cacons e Unacons”, relatou.

O debate também contou com a perspectiva de outros especialistas. Dr. Roberto Gil, diretor do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e ex-presidente da SBOC (Gestão 2003-05), ressaltou os desafios da implementação de políticas públicas, muitas vezes influenciadas pelo tempo político. Também reforçou a importância dessas políticas serem perenes e menos vulneráveis a mudanças governamentais.

O oncologista clínico chamou a atenção, ainda, para o problema da falta de dados precisos, já que sistemas muitas vezes registram apenas o tratamento, mas não a jornada do paciente, o que cria um “vício no dado” e um problema para análise e planejamento.

Em sintonia com essa visão, Dr. Nelson Teich, coordenador do Comitê de Políticas Públicas da SBOC, defendeu a necessidade de medir o que realmente faz a diferença para a população, e não apenas movimentos que podem causar a falsa sensação de progresso.

“A gente não pode confundir movimento com progresso”, disse. “É crucial medir o que está ocorrendo com as pessoas. Precisamos medir desfechos clínicos e mortalidade e, assim, garantir que as ações estejam realmente gerando resultados positivos para os pacientes”, argumentou o oncologista clínico e ex-ministro da Saúde, mestre em Economia da Saúde pela Universidade de York.

O evento seguirá até a próxima quinta-feira, 18 de setembro, quando a Diretora-Executiva da SBOC, Dra. Marisa Madi, participará da mesa “Do advocacy à prática: fortalecendo associações de pacientes e superando barreiras no acesso às inovações”.

Leia mais notícias

Assembleia Geral Ordinária da SBOC

Após as atividades científicas do Congresso SBOC 2025, os associados da SBOC presentes no evento participaram da Assembleia Geral Ordinária da entidade. No encontro, foram apresentados os resultados parciais da…
Leia mais

Cobertura completa do Congresso SBOC 2025

Com recorde de inscritos, totalizando mais de 4.200 de 23 países diferentes; 481 palestrantes nacionais e 28 internacionais; e 515 trabalhos científicos; o XXVI Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica –…
Leia mais

Lançamentos de livros no estande SBOC

O estande da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica foi palco, nesta quinta-feira, 6 de novembro, de dois importantes lançamentos editoriais: o “Guia de Terapia Hormonal e Anticoncepção nas Mulheres Com…
Leia mais

Festa de Confraternização SBOC 2025!

Vem aí mais uma Festa de Confraternização da SBOC! Pela primeira vez, os associados foram convidados a indicarem seus estilos musicais favoritos e o resultado foi a criação de uma lista eclética…
Leia mais

COMUNICADO OFICIAL

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) vêm trabalhando com afinco na organização da V Semana Brasileira da Oncologia, assim como dos seus respectivos…
Leia mais

COMUNICADO OFICIAL

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) vêm trabalhando com afinco na organização da V Semana Brasileira da Oncologia, assim como dos seus respectivos…
Leia mais
Assine nossa newsletter

Endereço
Avenida Paulista, 2073, Edifício Horsa II – Conjunto Nacional Conj. 1003, São Paulo/SP, 01311-300

Telefone
+55 (11) 3192-9284

2026 © Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)