SBOC na Mídia
Início » SBOC na Mídia » Estadão: Estudo relaciona excesso de carne vermelha a maior risco de câncer colorretal em jovens

Estadão: Estudo relaciona excesso de carne vermelha a maior risco de câncer colorretal em jovens

Uma pesquisa recente da Cleveland Clinic revelou que jovens com câncer colorretal apresentam níveis mais elevados de metabólitos relacionados à dieta em comparação com pacientes acima de 60 anos. Esses metabólitos, associados principalmente ao consumo de carne vermelha e processada, sugerem que uma ingestão excessiva desses alimentos pode aumentar o risco de câncer colorretal precoce.

Em entrevista ao Estadão, a Dra. Anelisa Coutinho, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), destacou que a faixa etária jovem já representa mais de 10% dos novos casos de câncer colorretal. Ela explicou que, atualmente, a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia são métodos utilizados para a detecção precoce. No entanto, estudos como o da Cleveland Clinic podem abrir caminho para a inclusão de assinaturas de microbioma como novos biomarcadores para o diagnóstico da doença. 

Confira a reportagem completa no site do Estadão

Assine nossa newsletter

Endereço
Avenida Paulista, 2073, Edifício Horsa II – Conjunto Nacional Conj. 1003, São Paulo/SP, 01311-300

Telefone
+55 (11) 3192-9284

2026 © Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)